sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Evento que se lixe a Troika!

Amanhã vou estar na manifestação "Que se lixe a Troika!" Pois acho que está na hora de sair para a rua e contribuir com a minha presença e apoio. Pois é um objectivo comum.

Relativamente às entrevistas de ontem, retirei um aspecto interessante, ambos os dirigentes, PS e PSD (1º Ministro), tratam os assuntos relacionados com a crise com bastante retórica, não apresentando um qualquer plano concreto (ausência de metas e objectivos). Para além disso, apresentam um plano económico sem o apoio da sociedade civil, nomeadamente sem empresários, sindicatos e outros intervenientes sociais, que penso eu, apesar de defenderem os seus normais interesses, deverão saber mais da realidade que o nosso governo. Posso estar enganado, mas não me lembro de ver nenhum dos actuais ministros com alguma responsabilidade profissional relevante à frente de empresas ou de instituições sociais, e arrisco-me a afirmar que talvez tenham andado mais preocupados com as "lutas domésticas partidárias", que como sabemos, são de grande desgaste e fonte de maior preocupação…, não é?

É a minha opinião que deveria existir um organismo estatal, independente, tal como a Justiça, que tivesse a seu cargo o desenvolvimento de estudos de impacto político e de análise ao desenvolvimento de Portugal (coordenando os vários serviços estatísticos, como o INE), de forma a evitar a actual política sem rumo, experimentalista, e sem objectivos específicos. Basta ver a política da Educação e da Saúde, que alteram o programa educativo quase 100% a cada legislatura e sem nenhuma avaliação profunda, ou fazem obras de remodelação em hospitais para a seguir encerrar, como a Maternidade Alfredo da Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário